Viasat, com Telebras, retoma serviço na Região Norte em mercado dominado por baixa órbita
A Viasat anunciou nesta segunda 17/2, o retorno de seus serviços de banda larga à região Norte do Brasil, utilizando o satélite geoestacionário da Telebras para garantir cobertura em áreas remotas.
A empresa, que tem 20,3 mil acessos, ou 3,7% da banda larga via satélite, busca recuperar terreno em um segmento hoje dominado por conexões de órbita baixa, que detém 58,8% dos 556 mil assinantes desse tipo de serviço no país.
Os planos, que começam em R$ 319 mensais, oferecem 200 GB de franquia, velocidade de 35 Mbps e navegação ilimitada entre 0h e 7h, com taxa de instalação adicional. O serviço mira comunidades isoladas dos estados do Pará, Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima, onde a infraestrutura terrestre é limitada.
“Com nosso retorno à região, reforçamos nossos esforços para oferecer à região uma solução confiável para conectar as comunidades e impulsionar o progresso local”, afirma o diretor-geral da Viasat no Brasil, Leandro Gaunszer.
Segundo a Viasat, relançamento ocorre em um momento de pressão por inclusão digital na Amazônia, onde apenas 48% da população tem acesso à internet fixa, segundo o Índice Brasileiro de Conectividade, da Anatel.
Convergência Digital, 17 de fevereiro de 2025