Vices da TIM vão comandar operadora com ida do presidente para Itália
A troca de comando na Telecom Italia forçou uma rápida reestruturação na TIM Brasil. Com a indicação do presidente da operação brasileira, Pietro Labriola, para ser o CEO interino na sede italiana, três vice presidentes formarão uma espécie de conselho para atuar em nome do executivo.
Em comunicado ao mercado, a TIM Brasil disse que Labriola “contará com um grupo de executivos-chave da Diretoria Estatutária para auxiliá-lo na gestão diária da companhia e que atuará em seu nome, quando e se necessário. Esse grupo será formado pela Sra. Camille Faria (Chief Financial Officer – CFO), o Sr. Leonardo Capdeville (Chief Technology and Information Officer – CTIO) e será liderado pelo Sr. Alberto Griselli (Chief Revenue Officer – CRO)”.
Ainda segundo o comunicado, “enquanto exercer sua nova função no Grupo Telecom Italia, juntamente com os cargos de CEO e Conselheiro da TIM Brasil, e de acordo com as diretrizes de governança estabelecidas pela TIM Brasil, o Sr. Labriola se absterá de participar dos processos de tomada de decisão da Diretoria Estatutária e do Conselho de Administração da Companhia, quando envolverem assuntos que possam representar conflito de interesses entre a TIM Brasil e seu acionista controlador”.
Na sexta, 26/11, o Conselho de Administração da Telecom Italia aceitou a renúncia do diretor presidente Luigi Gubitosi, que anunciara a disposição de deixar o posto como parte das tratativas sobre a proposta de compra da empresa italiana feita pelo fundo de investimentos norte-americano KKR, de 10,8 bilhões de euros (R$ 68 bilhões), com a intenção de fechar o capital da operadora.
Gubitose permanece como membro do Conselho de Administração do grupo italiano, mas Labriola foi nomeado General Manager, acumulando o cargo no Brasil.
“É uma grande honra para mim assumir os novos desafios e irei exercer novas atribuições com a dedicação e determinação de sempre. As responsabilidades que me foram delegadas representam um reconhecimento dos resultados positivos da TIM Brasil”, diz Labriola.
Luís Osvaldo Grossmann, Convergência Digital, 29 de novembro de 2021